» Levantar voo?…
Nunca como na actualidade, a relação entre a cidade e a sua Universidade (e as suas escolas) será tão decisiva.
Évora recebeu uma excelente notícia: a do futuro investimento da empresa brasileira Embraer. Certamente, uma das melhores notícias acerca de Évora, nos últimos anos.
Na realidade, a intenção de investimento desta empresa brasileira, de escala mundial, representa, em minha opinião, três coisas, em simultâneo:
- Um desafio, de grande magnitude e enorme responsabilidade, para todas as forças vivas de Évora. De facto, exige-se, hoje – como sempre se exigiu – à autarquia, à Universidade de Évora, ao Núcleo Empresarial da Região de Évora, às Escolas Secundárias e Profissional, aos serviços locais e regionais do Estado, aos políticos locais e às instituições da sociedade civil, entre outros protagonistas, uma verdadeira Parceria Activa pelo Desenvolvimento da Cidade, na qual seja possível construir uma Plataforma de Diálogo, em torno da qual se estabeleçam e reforcem as bases de um decisivo Desenvolvimento Estratégico de Évora. Sabemos como tem sido difícil este diálogo e esta conjugação de esforços. Mas, também sabemos como é fundamental, para o futuro de Évora, que se unam e federem todas as vontades, capacidades e oportunidades. Nas últimas décadas, talvez só a refundação da Universidade de Évora e a instalação da Siemens tenham sido oportunidades tão importantes quanto aquela que hoje se abre a Évora. É absolutamente fundamental que Évora consiga perceber a importância estratégica desta oportunidade e tenha a inteligência de se unir para a aproveitar em toda a sua plenitude;
- Uma confirmação da importância da ciência, da tecnologia e da inovação no futuro de Évora e, por consequência, do Alentejo. Na realidade, esta intenção de investimento representa um marco fundamental na matriz de especialização do modelo de desenvolvimento que irá ocorrer na nossa terra. Assim sendo, o papel da nossa Universidade, no futuro da nossa cidade, assumirá uma importância decisiva. Nunca como na actualidade, a relação entre a cidade e a sua Universidade (e as suas escolas) será tão decisiva. É crucial que se perceba esta interdependência. O futuro da Universidade determinará o futuro da cidade de Évora e vice-versa.
- O sucesso cria condições para mais sucesso. Se este investimento se revelar um exemplo de sucesso empresarial e de dinamização económica e social para a cidade de Évora, certamente que outros investimentos com a mesma matriz se sucederão. Poderemos estar a iniciar um ciclo de grande futuro para Évora. É daquelas ocasiões em que todos temos consciência que estamos, mesmo, a construir o nosso futuro colectivo. Temos, por isso, todos, sem excepções, a responsabilidade de fazer tudo para que as coisas resultem bem.
02/08/2008
|