Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» "Vacanças."

No Verão, a população portuguesa residente em Portugal aumenta umas largas centenas de milhar de pessoas: são os(as) emigrantes que regressam aos seus locais de origem e repovoam, muitas vezes, sítios e aldeias que, ao longo do ano, estão praticamente vazios.

As casas de arquitectura avantajada readquirem habitantes; as estradas enchem-se de reluzentes espadas; na atmosfera reverbera a música tradicional portuguesa; nos cafés, ocorrem as enchentes próprias dos dias de festa; nas conversas, mistura-se o português com o francês; nos mercados e nas feiras, correm mais euros do que habitualmente; todos os dias se realizam casamentos e baptizados daqueles que vivem o restante ano fora da sua terra pátria.

De Norte a Sul, o Verão traz ao nosso convívio milhares e milhares de compatriotas que, nos restantes dias do ano e nos mais diferentes cantos do mundo, trabalham duramente, construindo, com a tenacidade do seu esforço e o exemplo da sua dedicação, uma vida mais próxima da sua ambição e um futuro mais tranquilo para os seus familiares.

Este é o ritual de muitos compatriotas nossos: trabalhar todo o ano e vir passar as " vacanças" à sua terra. Muitos deles ainda passam por Fátima, solicitando a Nossa Senhora que os guarde durante mais um ano de trabalho e de saudades.

10/09/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social