» Serafim…
Naquela manhã, pensei que ia aprender umas coisas e aprendi outras. Coisas do Serafim...
Conheci o Serafim no Alandroal, casualmente. Ambos estávamos no Fórum Cultural Transfronteiriço, em salas diferentes: eu, numa reunião de trabalho de um projecto de investigação da Universidade de Évora; ele, numa sessão de promoção da leitura destinada às crianças alandroalenses do primeiro ciclo do ensino básico.
Quando terminei a minha reunião, ouviam-se inúmeras gargalhadas, entremeadas de profundos e curiosos silêncios. Decidi ir no rasto das gargalhadas e fui dar a um auditório pleno de crianças completamente rendidas a histórias maravilhosas, que eram contadas, de forma extraordinária, por Serafim.
Histórias recheadas de mensagens, de valores e de pensamentos e abertas à participação entusiasta da infantil audiência.
Uma história lida e contada por Serafim é uma viagem maravilhosa por mundos incríveis salpicados de personagens interessantes e repletos de pormenores que nos encantam.
Mas Serafim não se resume – o que já não era pouco – ao extraordinário contador de contos. Como pude constatar, num breve diálogo que tivemos, o contador é alguém com ideias muito interessantes e acertadas sobre a Educação, a Leitura e o papel dos(as) professores(as) na promoção dessa fundamental competência.
Gostei de conhecer Serafim. Para lá das anedotas, com manha e sotaque, e dos contos, contados e encantados, tive oportunidade de falar com alguém que me ensinou coisas importantes sobre o meu ofício de professor.
Naquela manhã, pensei que ia aprender umas coisas e aprendi outras. Coisas do Serafim...
28/04/2008 |