Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Regresso à escola

.há uma nova atitude na Educação portuguesa: uma atitude positiva.

Milhares de alunos(as) e de professores(as) iniciaram mais um ano lectivo. Este ano, tal como nos dois últimos anos, o arranque das aulas acontece com tranquilidade e com grande expectativa, uma vez que, no último ano lectivo e pela primeira vez em muitos anos, a Escola Pública portuguesa aumentou o número de alunos que a frequenta e baixou os altos índices de abandono e insucesso escolar, que se têm verificado.

Obviamente que os índices atrás referidos ainda nos colocam em patamares muito baixos, quando comparados com os outros países da União Europeia. No entanto, a situação dá mostras de se inverter definitivamente. E esta mudança é muito importante, pois colocar mais jovens e mais adultos nas Escolas e criar condições para que estes tenham mais possibilidades de ter sucesso nas aprendizagens que aí concretizam é a principal missão do sistema educativo e formativo.

Assim sendo, este ano lectivo poderá representar a definitiva alteração dos níveis de qualificação dos portugueses, em consequência do aumento dos níveis de eficácia do sistema educativo. Acredito que isso irá acontecer, porque os sinais estão aí: mais de trezentos mil adultos retornaram à aprendizagem nas escolas e nos centros de formação, no sentido de aumentar as suas qualificações; mais de vinte mil jovens regressaram ao ensino secundário; as escolas desdobram a sua oferta formativa, muita dela também com certificação profissional; o investimento nas condições materiais das escolas e respectivos equipamentos tem aumentado; as escolas ganham maior autonomia e, por consequência, maiores responsabilidades na concretização dos seus projectos educativos. Por outras palavras, há uma nova atitude na Educação portuguesa: uma atitude positiva e uma Vontade renovada de construir um dos mais elementares Direitos: o Direito à Educação.

Desejo a todos - alunos(as), professores(as), pais, funcionários(as) e técnicos - as maiores Felicidades nessa nobre tarefa que é construir, em conjunto, o Direito à Educação, aqui, na nossa terra: o nosso Alentejo.

17/09/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social