Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Muito obrigado professores(as)

...os(as) professores(as), como sempre fazem, foram profissionais e executaram, com brio e rigor, aquela que é a essência da sua missão: educar os seus alunos.

Terminou mais um ano lectivo. Por todo o Alentejo, as Escolas entram, finalmente, em período de férias. Milhares de professores(as) concluem um dos anos lectivos mais difíceis das últimas décadas.

Na realidade, muitas foram as mudanças, na frente pedagógica, que aconteceram este ano lectivo: a generalização da chamada Escola a Tempo Inteiro; a instituição universal das aulas de substituição; o reforço do Plano para a Matemática e do Plano Nacional de Leitura; a abertura de dezenas de Centros Novas Oportunidades; o aumento extraordinário dos cursos de educação e formação para adultos; a diversificação dos cursos profissionais.

Por outro lado, no plano profissional, os(as) professores(as) viram o seu Estatuto da Carreira alterado profundamente, viram mudadas muitas das regras das suas colocações (particularmente a institucionalização dos concursos plurianuais) e terminam o ano lectivo em pleno Concurso para Professores Titulares, com todas as angústias e dificuldades que o mesmo encerra.

Neste ano lectivo, estive em muitas Escolas do Alentejo, falei com muitos(as) professores(as) e conheci, de perto, algumas das dificuldades sentidas por estes(as) em lidar com toda a mudança que aconteceu. Mas também vi que, apesar dessa circunstância difícil, os(as) professores(as), como sempre fazem, foram profissionais e executaram, com brio e rigor, aquela que é a essência da sua missão: educar os seus alunos.

Quem é pai, mãe ou encarregado(a) de educação - ou para quem, como eu, acompanha, de perto, a actividade das Escolas - deve, neste final de ano lectivo, reconhecer e relevar o extraordinário trabalho que os(as) professores(as) realizaram nas suas escolas e, em face dessa constatação, dizer uma simples e humilde frase, que não custa nada, mas que faz muita justiça. É o que eu farei:

Muito Obrigado Professores(as) pelo vosso trabalho!

16/07/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social