Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Muhammad Yunus

Não se elimina a Pobreza só com Caridade: elimina-se com Trabalho, Responsabilidade e Seriedade

Muhammad Yunus recebeu ontem o Prémio Nobel da Paz. Natural do Bangladesh, Muhammad Yunus - formado e doutorado em Economia - concebeu e concretizou, em 1976, aos 36 anos de idade, uma ideia revolucionária: atribuir crédito a pessoas pobres.

Em 1983, criou o Banco das Aldeias (Banco Gramenn). A ideia era simples: atribuir um pequeno crédito às pessoas mais pobres, apostando no seu espírito empreendedor, no seu trabalho e na sua seriedade.

Actualmente presente em cerca de 40 países, o microcrédito já beneficiou mais de 500 milhões de pessoas (na maioria mulheres), as quais, com essa pequena alavanca económica, conseguiram criar uma nova oportunidade para a sua vida, criando pequenas empresas, gerando trabalho e emprego e produzindo riqueza.

No país de Mohammad Yunus, o Bangladesh, o Banco das Aldeias concede microempréstimos aos mais carenciados que servem, por vezes, para comprar uma rede de pescas ou uma galinha poedeira. A taxa de recuperação do crédito é de 98% e, trinta anos depois desta iniciativa ter começado, um quarto dos empregos depende do microcrédito.

Em Portugal, são também já alguns milhares os beneficiários do microcrédito. Com empréstimos que rondam os 5000 euros, muitos portugueses já conseguiram dar um novo rumo à sua vida, apostando no valor do seu trabalho e do seu espírito de iniciativa.

Numa época em que, de acordo com dados das Nações Unidas, 1% das pessoas possui cerca de 40% da riqueza de todo o mundo; em que se generaliza a pobreza e a indiferença dos mais poderosos e dos mais ricos; em que se gasta muito mais dinheiro com armamentos e guerras do que com o combate às doenças, à fome e à pobreza; em que a subsidio dependência ganha terreno ao trabalho remunerado, Mohammad Yunus mostra-nos que há outro caminho para este mundo: o caminho que privilegia os valores do Trabalho, da Responsabilidade e da Seriedade.

Mohammad Yunus foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz porque a sua vida e a sua obra nos mostram que a pobreza não é uma fatalidade e pode ser eliminada. Não se elimina a Pobreza só com Caridade: elimina-se com Trabalho, Responsabilidade e Seriedade: São estes os valores que geram a Riqueza que, posteriormente, se pode distribuir equitativa e solidariamente.

Como sempre se disse. não lhe dês só o peixe, mas ensina-os a pescar e oferece-lhes uma cana de pesca.

08/01/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social