Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» A luta pela liberdade

O sentimento da Liberdade é mais forte que qualquer prisão ou qualquer grilheta.

A actualidade internacional tem sido marcada, nas últimas semanas, pelas notícias dos acontecimentos que se sucedem em Myanmar (antiga Birmânia), um país longínquo, do qual raras vezes nos chegam novidades.

No entanto, apesar das distâncias geográficas e culturais, do outro lado do mundo, um povo luta pela sua Liberdade. Uma luta difícil, desigual, cheia de sacrifícios e com muitas vítimas de uma injustiça terrível concretizada por um regime ditatorial.

A conquista da Liberdade é uma aspiração de todos os povos de todos os tempos e, por mais restritivos e repressivos que sejam os regimes, a História da humanidade mostra-nos que a Liberdade acaba sempre por vencer.

Em Portugal foi assim e assim tem sido em muitos países do mundo. No entanto, infelizmente, no nosso mundo actual, ainda são mais os países em que não há verdadeira Democracia do que aqueles em que ela é respeitada. Tal significa que uma razoável maioria da população da Terra não vive em plena Liberdade e, consequentemente, não tem garantidos todos os respectivos direitos.

A luta do povo de Myanmar trouxe-me à memória a luta do povo timorense, que Portugal acompanhou tão de perto e faz-nos também pensar no exemplo do povo português. Dois exemplos lusófonos em que a Liberdade e a Democracia venceram a ditadura e a repressão. É o que acontecerá em Myanmar.

O sentimento da Liberdade é mais forte que qualquer prisão ou qualquer grilheta. Só os déspotas pensam que não é assim. Até um dia.

15/10/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social