Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Geração responsável

A juventude de hoje está aí: decidida e preparada para receber nas suas mãos o futuro de Portugal.

Nas últimas semanas participei, na qualidade de Deputado à Assembleia da República, em muitas iniciativas promovidas pelas Escolas e estabelecimentos de ensino e formação, no âmbito do projecto Parlamento dos Jovens.

O projecto - promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Instituto Português da Juventude - pretende incentivar a participação dos jovens na prática da Democracia, em torno da discussão de temas actuais.

O tema proposto este ano lectivo para o ensino secundário foi o Abandono e o Insucesso Escolares . No distrito de Évora, em várias escolas, largas centenas de jovens, em estreita articulação com os respectivos professores, recolheram informação, pensaram, discutiram, debateram e concluíram acerca das melhores propostas para combater essas injustas e persistentes doenças escolares que são o Abandono e Insucesso Escolares.

Em todos os debates em que participei, confirmaram-se as minhas expectativas: os jovens da actual geração são, na generalidade, pessoas informadas, sensíveis aos problemas da injustiça e da desigualdade de oportunidades, críticos em relação aos seus direitos de cidadania e, principalmente, solidários para com aqueles que são vítimas de circunstâncias sociais e económicas que os colocam em situações de desigualdade.

Na realidade não têm razão aqueles que afirmam que a actual geração jovem tem menos qualidade que as anteriores. Essa é uma ideia errada, injusta e construída por quem não quer ver a realidade.

Quando eu me lembro do que era quando tinha a idade destes jovens e faço a comparação, o que resulta? Eventualmente, eu conheceria mais alguns ramais de caminho-de-ferro, mais alguns afluentes do Tejo e resolveria, com maior automatismo, uma equação, mas com toda a certeza, eu não tinha o mundo que os actuais jovens têm, a postura política que eles assumem, o inconformismo que hoje evidenciam, a sensibilidade social que deixam transparecer ou a vontade de participar activamente na solução dos problemas que os afectam directamente.

A juventude de hoje está aí: decidida e preparada para receber nas suas mãos o futuro de Portugal. Eu, pelos jovens que vou conhecendo, estou tranquilo com esse futuro.

19/03/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social