Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Disciplina e paz escolares…

…visitarei uma escola que não é notícia na comunicação social precisamente porque a notícia é a existência de disciplina e paz escolares.

No dia de hoje, em todo o país, Deputados da Assembleia da República visitam escolas básicas e secundárias. A iniciativa, da responsabilidade da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tem, como finalidade, contactar, na realidade, com exemplos concretos de estabelecimentos de ensino que lidam, de forma adequada, com situações mais sensíveis de disciplina escolar.
Assumindo, desde o início da legislatura, uma particular preocupação em acompanhar, de perto, a realidade da indisciplina e violência escolares, a Comissão Parlamentar, presidida pelo Deputado António José Seguro, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas que têm contribuído para um debate construtivo e, consequentemente, positivo em torno desta realidade do sistema educativo português.

Na minha qualidade de Deputado, visito, hoje, a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira, sede do Agrupamento n.º 1 de Évora. A escolha deveu-se ao facto desta escola ter revelado, ao longo do tempo, uma boa prática educacional na integração dos seus estudantes – de origens sócio-económicas e culturais muito distintas – e na gestão quotidiana que efectua da relação pedagógica e das aprendizagens. Por outras palavras, visitarei uma escola que não é notícia na comunicação social precisamente porque a notícia é a existência de disciplina e boa-formação escolares.

Mas, poder-se-ia visitar qualquer escola eborense, que poderia verificar-se sempre uma boa prática, nesta área tão sensível e tão mediática. De facto, no universo das escolas portuguesas, a esmagadora generalidade dos casos são bons exemplos de disciplina e paz escolares. Estas escolas deveriam ser mais visitadas e mais divulgadas, pois só através dos bons exemplos se pode aprender e disseminar as boas ideias.

Que interessante seria se, um dia destes, um telejornal abrisse com uma notícia extraordinária: uma aula em que alunos(as) e professores(as) trabalharam, se respeitaram e cumpriram, dessa forma, a sua missão, com responsabilidade. Bastaria ir a 99,9% das aulas de um qualquer dia, em qualquer uma das nossas escolas.

12/05/2008

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social