Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Dakar…

Todas as viagens têm um pouco deste espírito do Dakar: aventura, imprevisto e, no final, uma história para contar. É este o encanto da viagem.

Na última quinta-feira, quando me dirigia para o Parlamento, fui-me cruzando com um número razoável de automóveis e camiões todo-o-terreno, que se dirigiam para Lisboa, no sentido de participarem no grande rali Lisboa-Dakar.

Todos os participantes, sem excepção, encaram, com grande entusiasmo, esta grande viagem que ligará as capitais portuguesa e senegalesa. Aliás, esta prova automobilística tem uma história verdadeiramente fantástica, repleta de aventuras, carregada de histórias intermináveis, por vezes algumas tragédias e sempre uma grande dose de imprevisibilidade.

Todas as viagens têm um pouco deste espírito do Dakar: aventura, imprevisto e, no final, uma história para contar. É este o encanto de qualquer viagem: a simples viagem que fazemos todos os dias, a grande viagem das férias do Verão, a pedagógica visita de estudo da Escola, a aguardada viagem de Finalistas, a romântica viagem da Lua de Mel, a popular excursão da nossa terra, a épica viagem do Vasco da Gama, a corajosa viagem do Cristóvão Colombo, a inesquecível viagem à Lua, a ficcionada viagem ao Centro da Terra (do encantador Júlio Verne) ou as extraordinárias Viagens na Minha Terra (do grande Almeida Garrett).

Aqueles pilotos, que vi na Auto-Estrada A2, junto ao Fogueteiro, preparavam-se para mais uma inesquecível viagem. Uma viagem desenhada e esquadrinhada ao pormenor. Todos eles sabem por onde irão passar, onde irão pernoitar, onde descansarão, onde encontrarão maiores dificuldades, onde avistarão pessoas e onde se encontrarão isolados, na imensidão do deserto africano.

No entanto, a maioria daqueles homens e daquelas mulheres vai à procura dos acontecimentos que não estão previstos, dos acasos que sempre acontecem, dos percursos que se escolhem erradamente, dos imponderáveis da sorte e do azar. Só assim terão uma verdadeira aventura e, consequentemente, uma grande história para contar, um dia mais tarde.

É este, muitas vezes, o verdadeiro segredo da viagem que é a nossa vida: aproveitar o imprevisto, integrando-o na nossa existência e ter, no final, uma grande história de vida para contar aos nossos netos ou para escrever uma bonita biografia.

Já depois de ter escrito estas linhas, aconteceu o maior imprevisto que se podia imaginar: o rali Lisboa-Dakar foi anulado, devido a ameaça terrorista.

07/01/2008

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social