» Inovação e Carnaval
Esperemos que, a seguir ao Carnaval, os portugueses guardem a máscara, não a voltem a colocar e permaneçam alegres, criativos, positivos e desenrascados.
Estamos em época de Carnaval e, nestes dias que correm, reina a criatividade, a imaginação e a boa-disposição.
Criatividade, Imaginação e Boa-Disposição são atributos que deveriam existir, em abundância, todo o ano e não apenas nesta quadra festiva. Na realidade, se pensarmos no quotidiano dos portugueses, facil e rapidamente verificamos que o mais frequente é a existência de um crónico pessimismo, uma atitude quase sempre negativa, face ao presente e ao futuro, e uma quase ausência de imaginação e de criatividade.
Não será de estranhar que os estudos que são feitos, a nível internacional, revelem que os portugueses são um dos povos mais tristes e pessimistas que existem. Certamente, que as dificuldades da vida explicarão muita coisa. Mas não explicam tudo. Até porque, em época de Carnaval, os portugueses são dos mais foliões que existem.
Porque razão não seremos um pouco mais alegres, criativos e imaginativos na nossa vida quotidiana, no nosso trabalho e na resolução dos nossos problemas? É que nós somos capazes de serem criativos, imaginativos e positivos, quando queremos.
Na última semana, uma evidência desta teoria ocorreu na atribuição dos Prémios do Concurso ÉvoraInova , que aconteceu no Teatro Garcia de Resende, em Évora. A iniciativa ÉvoraInova foi a prova dessa capacidade positiva do nosso povo: ideias criativas, exemplos de resposta inovadora aos problemas, imaginação ao serviço das empresas e das instituições, nova realidade, bem mais positiva e, por isso mesmo, reveladora da capacidade empreendedora e do espírito de descoberta dos portugueses. De parabéns estão o Diário do Sul e a Radiotelefonia do Alentejo - pela criativa ideia de apelar à criatividade das pessoas e das instituições - e todos os que concorreram e viram reconhecidas as suas capacidades criativa e imaginativa.
Os portugueses são - sempre foram - positivos, imaginativos e criativos. O termo desenrascanço é uma boa palavra que descreve esta capacidade empreendedora portuguesa. Às vezes o que parece é que andamos com uma máscara pessimista e triste, no dia a dia.
Pelo menos, nesta semana carnavalesca, os portugueses libertam-se dessa máscara e mostram aquilo que são e sempre foram. Esperemos que, a seguir ao Carnaval, os portugueses guardem a máscara, não a voltem a colocar e permaneçam alegres, criativos, positivos e desenrascados.
19/02/2007
|