Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

ACÇÃO SOCIALISTA

 

voltar à página anterior

» Dois aeroportos e meio…

Dois aeroportos e meio é a exacta medida da decisiva aposta que o Partido Socialista assumiu para com a qualificação das(os) portuguesas(es).

Na realidade, se utilizarmos, como referência, o valor estimado do custo de construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa (cerca de 3.200 milhões de euros) e o orçamento inscrito no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o Programa Operacional Temático Potencial Humano (cerca de 8.890 milhões de euros), facilmente verificaremos a magnitude da prioridade que o Governo do Partido Socialista deu à qualificação das(os) portuguesas(es).

E qual é a reacção das(os) portuguesas(es), perante este desafio e esta possibilidade? Uma adesão esmagadora às novas oportunidades disponibilizadas para a sua qualificação pelas escolas, centros de formação, associações de desenvolvimento, instituições da rede social, sindicatos e empresas.

No dia em que escrevo estas linhas, retornaram aos ambientes formais de qualificação mais de 400.000 portuguesas(es), de todas as idades. Para que se possa ter uma ideia do número, permito-me utilizar outra comparação: a Região Autónoma da Madeira tinha, em 2004 (dados do próprio Governo Regional (1)), cerca de 245.000 portuguesas(es). Impressionante!

Mas, mais importante que a dimensão dos números, sempre foi a atitude e a acção das pessoas. Nesta dimensão, está a ocorrer um fenómeno de magnitude inédita e de alteração atitudinal e volitiva sem precedentes. As portuguesas e os portugueses querem aprender, anseiam qualificar-se e estão disponíveis para a mudança, através da mais edificante e estruturante das alavancas do desenvolvimento: a Educação.

De facto, nunca, na História de Portugal, se verificou um movimento tão expressivo dos adultos em direcção à Escola (entenda-se sistema público de Educação e Formação) e, eventualmente mais importante, da Escola em direcção aos adultos.

Por outro lado, a Escola é hoje, de forma cada vez mais evidente, uma instituição para todos, de todas as idades, de todas as circunstâncias sociais e económicas, de todo o território: uma verdadeira Escola Pública, tal como a matriz axiológica do Partido Socialista a enuncia e a acção política do actual governo a concretiza.

O desafio da Qualificação está no terreno; a semente do desenvolvimento pessoal, através da Educação e da Formação, está lançada e a germinar; fertiliza-se, como nunca, o conhecimento, a tecnologia e a inovação, nas fileiras do trabalho, da actividade cívica e social e da participação política dos cidadãos; revigoram-se a Igualdade de Oportunidades e a Justiça Social; cresce, assim, uma sociedade mais esclarecida, crítica e interventiva.

Nesta Cultura de Cidadania, que hoje acontece no sistema público de Educação e Formação, fortalece-se a Liberdade e edifica-se a Democracia.


(1) Cf. http://www.dre.srpc.pt/EmFoco/Demografia/EmFoco2004.htm

17/02/2008

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social